Buscar aqui você pode

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dia 5 de abril é dia do que?

Exatamente! Hoje, o grande Frank Gorshin estaria fazendo oitenta anos (se não tivesse morrido).
 Em 5 de abril de 1933 em Pittsburg, de onde saiu o pequeno Frank, mas a infância pouco interessa o caso foi que com 17 ele já ganhou um show de talentos de escola e o prêmio? Sei lá só sei que tinha haver com uma semana de atuação amadora no Jack Heller's Carrousel Club. Aí entrou pro exército em 1953, mas não foi pra defender o país. Mais uma vez ele venceu o European All US Air Force e como todo bom talento artístico ele ficou por um tempo de pingue-pongue em varias unidades militares, trabalhando como comediante pros milicos. Nesse meio tempo,Frank conheceu Maurice Bergman, um representante da  Universal–International Pictures (é aquela que tem um simbolozinho nos créditos finais de todos os filme, coisa pequena), pela atuação extraordinária Frank saiu a procura do agente cinematográfico Alec Alexander, não levou muito até que Frank atuasse em um filme da Paramount, 'The Proud and The Profane.'

Só que, em 1957, quando ele estava indo dar um 'oi' para os pais em Pittsburg. Seu agente ligou, pedindo pra ele voltar de bat-jato pra California porque ele tinha conseguido um papel para o filme de um senhor Clark (Kent) Gable, o "Run Silent,Run Deep". Por algum motivo que nem o Yoda sabe,ao invés de pegar um avião, o pirado do Frank Gorshin decidiu voltar de carro mesmo. E depois de dirigir por 39 horas sem parar, ele acabou dormindo no volante E ENFIOU O CARRO NUMA ÁRVORE, mas não morreu. Ele sofreu uma fratura no crânio (ó o tipo) e ficou em coma por uns quatro dias, pra acordar com o agente dele puto da cara e receber a agraciada notícia que Don Rickles tinha assumido seu papel no filme.(pois é,acontece isso na vida) O caso do Frank foi tão sério que alguns jornais já estavam anunciado que ele tinha ido dar um lero com São Pedro, mas desmentiram a burrada.

Bimbadabum! Outros filmes vieram em seguido e não foram qualquer 'Bruna Surfistinha' não! Filmes como "Where The Boys Are" e "Ring of Fire" foram principais na carreira de Gorshin. Ele atuou com uns grandes nomes da época também, como Judy Holliday e Dean Martin, em "The Bells Are Ringing". Frank também era o convidado de honra em Night Clubs de Hollywood, como o Purple Onion. O que acarretou em cinco aparições convidadas no The Steve Allen Show e doze no The Ed Sullivan Show.

Agora vem a melhor parte:
Em 12 de Janeiro de 1966, na série de televisão Batman, que ,por acaso, teve seu primeiro episódio nomeado Hi Diddle Riddle, adivinha quem interpretou o ardiloso vilão? Se você disse Jim Carrey, se mata. Foi, ninguém mais , ninguém menos, que Frank Gorshin e  foi o papel que provou ser o melhor de toda a sua carreira. (eu já sabia) Com o sucesso da Série, Frank rumou para Las Vegas. Fazendo nove aparições como Charada durante a série e até participando do filme (do batman de 66).

Frank recebeu uma nominação a Emmy, pela interpretação de um alienigena em Star Trek (sim,Star Trek) em "Let That Be Your Last Battlefield". E assim segui fazendo mais uma penca de filmes e imitações,que eram sua especialidade, de outros grandes nomes do cinema, até 17 de maio de 2005, quando partiu dessa pra melhor.

Frank Gorshin foi o melhor Charada de todos, um cantor excepcional e um imitador de classe.
É nois ,Frankie.





2 comentários: